Romanos - Capítulo 3
3:1 Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão?
3:2 Muita, em todo sentido
3:3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?
3:4 De modo nenhum
3:5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? {Falo como homem.}
3:6 De modo nenhum
3:7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador?
3:8 E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem?-como alguns caluniosamente afirmam que dizemos
3:9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado
3:10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um.
3:11 Não há quem entenda
3:12 Todos se extraviaram
3:13 A sua garganta é um sepulcro aberto
3:14 a sua boca está cheia de maldição e amargura.
3:15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
3:16 Nos seus caminhos há destruição e miséria
3:17 e não conheceram o caminho da paz.
3:18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos.
3:19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus
3:20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele
3:21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas
3:22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem
3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus
3:24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
3:25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos
3:26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.
3:27 Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não
3:28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
3:29 É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
3:30 se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão.
3:31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum