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  • Romanos - Capítulo 3

    3:1 Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão?

    3:2 Muita, em todo sentido

    3:3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?

    3:4 De modo nenhum

    3:5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? {Falo como homem.}

    3:6 De modo nenhum

    3:7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador?

    3:8 E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem?-como alguns caluniosamente afirmam que dizemos

    3:9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado

    3:10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um.

    3:11 Não há quem entenda

    3:12 Todos se extraviaram

    3:13 A sua garganta é um sepulcro aberto

    3:14 a sua boca está cheia de maldição e amargura.

    3:15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.

    3:16 Nos seus caminhos há destruição e miséria

    3:17 e não conheceram o caminho da paz.

    3:18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos.

    3:19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus

    3:20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele

    3:21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas

    3:22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem

    3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus

    3:24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

    3:25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos

    3:26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.

    3:27 Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não

    3:28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

    3:29 É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,

    3:30 se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão.

    3:31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum

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